Pular conteúdo

Hábito de Reflexão

Esta é uma ferramenta simples para ajudá-lo a criar um hábito que realmente gruda! É uma técnica apoiada por pesquisas que funciona muito bem e é chamada de “Reflexão de Hábito”. É poderoso porque é personalizado para sua história e experiências pessoais. Reflexão de Hábito é tudo sobre como usar as lições do seu passado no presente.

Conheça o nosso Desafio Gratuito de Autoliderança

Segundo o guru Peter Drucker, autoliderança é ser "chefe" da nossa própria vida. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois demanda inspiração, tomada de decisão e planejamento. Para te dar um empurrãozinho rumo à sua própria jornada de liderança, desenvolvemos, em colaboração com nossa alumni Analiz Buiar, um desafio de 10 dias gratuito.

Saiba Mais

60-120min

Período de tempo

2-10

Tamanho do grupo

Papel e caneta.

Materiais utilizados

Passo 1

A Reflexão de Hábitos consiste em pensar sobre o que foi útil ao formar hábitos no passado e, em seguida, aplicar essas lições ao seu novo hábito.

Exemplos:

  • Alimentação Saudável/Cozinhar Saudável
  • Aprender algo novo, prática consistente
  • Aumente a ingestão diária de água
  • Exercício diário
  • Leitura consistente (defina sua meta diária/semanal)
  • Algo mais?

Passo 2

Descreva o mais concretamente possível o que envolve realizar seu hábito.

Exemplos: Se o seu hábito é praticar uma habilidade, seu objetivo pode ser “Vou ler pelo menos 10 minutos por dia” ou “Vou passar 15 minutos todas as manhãs praticando francês”.


Passo 3

Pensando no mês passado, com que frequência você realiza esse hábito? (ou algo muito semelhante a ele)


Passo 4

Que tipo de critério você usará para determinar se completou seu hábito todos os dias?

Exemplos:

  • Por quantos minutos fiz o hábito (por exemplo, 10 minutos de leitura).
  • Quantas vezes fiz o comportamento ou quantas unidades completei (por exemplo, fazer 25 flexões ou beber 7 copos de água todos os dias).
  • Se eu atingi um marco pessoal (por exemplo, aparecer na aula de ginástica). Se eu realizei algo até sua conclusão natural (por exemplo, retirar a reciclagem antes do trabalho).

Passo 5

Quantas vezes por dia você planeja realizar seu hábito, ou quantas repetições dele você espera completar?


Passo 6

Quando você planeja realizar seu hábito?

Existem três tipos diferentes de planos que você pode ter para quando realizar seu hábito.

Anexar a um hábito existente: Algumas pessoas acham mais eficaz anexar seu novo hábito à conclusão de um hábito pré-existente. Por exemplo, você pode decidir fazer seu novo hábito logo após terminar de escovar os dentes todas as noites ou logo após terminar o chá da manhã. Esta é uma técnica poderosa porque uma vez que você tenha um único hábito, você pode aproveitá-lo para construir outros hábitos com mais facilidade!

Quando ocorre um gatilho: em outras situações, pode ser mais fácil realizar seu hábito após ocorrer um gatilho consistente em seu ambiente. Por exemplo, você pode querer começar com seu hábito assim que o despertador tocar pela manhã, ou assim que você chegar em casa do trabalho todos os dias, ou sempre que perceber que está ficando irritado com alguma coisa.

Em um horário consistente: Em alguns casos, pode ser mais fácil planejar realizar seu hábito no mesmo horário todos os dias. Por exemplo, você pode praticar seu hábito todos os dias às 8h.


Passo 7

Em uma escala de 1 a 10, quão motivado você se sente para praticar seu hábito todos os dias durante a próxima semana?

Passo 8

Reflexão do hábito

1. Descreva brevemente uma situação passada em que você foi capaz de mudar com sucesso seu comportamento ou hábitos de longo prazo.

Pense nas mudanças de hábito pelas quais você passou no passado. Praticamente todo mundo mudou seus hábitos diários de alguma forma em algum momento de suas vidas, seja essa mudança dramática ou relativamente pequena.

2. Descreva qualquer coisa que você aprendeu com essa situação sobre como formar novos hábitos com sucesso, ou quaisquer táticas que você usou para ajudar a fazer essa mudança que poderia se aplicar ao seu novo hábito.

Pense nas lições que você poderia tirar dessa situação passada. A formação de hábitos é um processo diferente para todos. É por isso que é tão útil pensar em suas próprias experiências e isolar as táticas que funcionaram melhor para você!

Por exemplo, experiências passadas como:

• Recompensar-me por manter meu hábito é um forte motivador para mim.
• Gosto de desenvolver lentamente um novo hábito todos os dias.
• É mais fácil para mim manter um novo hábito que um amigo também está formando.
• Praticar um novo hábito logo de manhã torna as coisas mais fáceis para mim.
• O medo do fracasso é um grande motivador para me manter consistente.
• A parte mais difícil de formar novos hábitos para mim é apenas lembrá-los.
• A parte mais difícil para mim é arranjar tempo para praticar o hábito.

3. Como você pode aplicar o que aprendeu ou aplicar suas táticas anteriores para formar seu novo hábito?

Agora que você pensou um pouco sobre o que funcionou para você no passado, é hora de pensar em como você pode aplicar seu conhecimento para formar seu novo hábito de ler um livro ou as notícias. Aqui está o que você disse que foi útil durante seu esforço de mudança de comportamento anterior:

Por exemplo, “Colhendo todos os benefícios saudáveis ​​do exercício diário”

Passo 9

Passo final:

Resumir

Ok, crie seu resumo!

  • Sua mudança de hábito bem-sucedida no passado: por exemplo, “Parei de comer carne”
  • O que você fez que o ajudou a realizar essa mudança: por exemplo, “Colhendo todos os benefícios do novo hábito”
  • Como você pode aplicar o que aprendeu a esse novo hábito: por exemplo, “Vou ficar super motivado por meus próprios níveis de energia e bem-estar pessoais”

Faça uma anotação mental do que você escreveu durante este exercício. Então, enquanto você estiver trabalhando para manter seu hábito nas próximas semanas, veja se você pode encontrar maneiras de implementar esses insights para ajudá-lo a mantê-lo!

Passo 10

Uma dica dos pesquisadores:

Motivação importa. Lembre-se de que existem dois tipos distintos de motivação: um desejo intuitivo e visceral de fazer algo e uma crença analítica de que vale a pena perseguir algo com base na consideração cuidadosa de seus prós e contras.

Se você deseja formar um novo hábito, é melhor escolher um em que tenha os dois tipos de motivação, em vez de se forçar a fazer algo com o qual não se sinta animado ou que não esteja totalmente convencido de que vale o esforço.

Mergulhe profundamente na criação de hábitos que permanecem

Fontes e afins

O carrinho está vazio